Gustavo Soncini.png

10 DICAS PARA REDUZIR AS DESPESAS DO LAR

lar.jpg

Você sabia que reduzir as despesas básicas da sua residência pode resultar a você uma economia mensal de até R$ 4.000,00. Isso mesmo!!!

 

Para quem pensa que reduzir despesas com água, luz, telefone, TV a cabo, etc, não dá resultado, está extremamente enganado. Despesas do lar impactam muito no orçamento familiar. E reduzi-las é tarefa importantíssima quando falamos em planejamento financeiro.

 

Muitas pessoas podem pensar que não vale a pena se esforçar para economizar um pouco aqui, outro tanto ali. Mas, juntando pequenas quantias, no final a economia é bastante significava.

 

Veja a seguir algumas dicas para gastar menos e até obter uma renda extra para aliviar o bolso.

 

1 - Vender coisas que você não usa!

 

Na maioria das casas sempre há uma roupa no armário que não é usada há algum tempo, assim como aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que servem apenas para ocupar espaço. Para obter uma renda a mais, basta vendê-las. 

 

O acúmulo de objetos inutilizados indica que as compras foram feitas de forma impulsiva ou que foram tomadas decisões erradas. Por isso, tenha cuidado para não vender tudo e ocupar o espaço a mais com compras desnecessárias novamente.

 

Escolher o que pode ser vendido, portanto, é uma boa maneira de rever hábitos de consumo. E não há mais desculpas para não se desapegar de objetos que não são mais usados.

 

Em uma rápida busca pela internet, é possível encontrar diversos sites e lojas que compram itens usados. Sites como olx e mercado livre são ótimos para vender inúmeras coisas que estão na sua casa e não servem para nada.

 

 

2 - Gastar menos com refeições fora de casa

 

Comer fora costuma estar entre os maiores custos do orçamento. Gastar 30 reais para jantar durante uma semana pode ser equivalente a passar duas semanas comendo em casa.

 

Portanto, mudar hábitos e buscar ao máximo comer em casa, e também levar lanches para o trabalho, pode fazer uma grande diferença no bolso.

 

As compras no supermercado também exigem atenção. A simples troca de uma marca por outra mais barata pode gerar economias no fim do mês.

 

 

3 - Reduzir o pacote de TV a cabo ou o plano do celular

 

Serviços que são pouco utilizados não precisam ser necessariamente cancelados, mas seus custos podem ser reduzidos. Se não há tempo para ver todos os canais oferecidos pela TV a cabo, talvez seja a hora de repensar e escolher um pacote que ofereça menos opções de canais.

 

Se o consumidor acessa a internet pelo celular por mais tempo do que o plano contratado permite, por que não escolher um plano que seja mais adequado ao deu perfil de uso? Com certeza sairá mais barato do que pagar por mais dados de forma avulsa.

 

Um exemplo é ter seis pontos de TV a cabo em casa: na sala, quartos, cozinha e até na churrasqueira. Não faz sentido pagar a mais por uma comodidade que dificilmente será utilizada de forma completa.

 

 

4 - Consumo de Água deve ser consciente
 

Hábitos de consumo conscientes, além de protegerem o meio ambiente, também aliviam o bolso.

Se o imóvel tem goteiras ou vazamentos, pode ser a hora de consertar. A dica também vale para reduzir gastos com eletricidade, diminuir o tempo do banho, entre outros.

 

O consumo com consciência gera uma economia mensal pequena. Porém, somados mês a mês, ao final do ano você pode ter economizado R$ 600,00 só reduzindo o consumo de água. VALORIZE O SEU DINHEIRO.

 

Mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique regularmente se não há vazamentos. Utilize a água racionalmente para lavar roupas, louças, limpeza e banho.

O Banho não precisa ser demorado. Economize e você verá que valerá muito a pena.
 

 

5 - Dividir o aluguel e as contas
 

O casal deve dividir as contas do lar de forma proporcional aos seus rendimentos. Se os dois recebem valores salariais semelhantes, basta dividir as contas em partes iguais.

 

Se um recebe valor muito maior que o outro, aquele que recebe o salário maior deve arcar com um valor um pouco maior nas contas, com o objetivo de que ambos tenham uma folga salarial para pouparem e viverem com maior qualidade de vida.

 

 

6 - Conta de Energia: CADA LUZ APAGADA É MAIS DINHEIRO NO SEU BOLSO

# Aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas.

 Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Lembre-se de que pinturas escuras dentro de casa exigem mais iluminação, gerando maior consumo de energia. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia.


# Geladeiras e freezers:

Mantenha o aparelho desencostado de móveis ou paredes, em local arejado e distante de fontes de calor (fogão, luz solar etc.). Evite o "abre e fecha" das portas que provoca grande consumo de energia e não a deixe aberta por longo tempo. Descongele periodicamente.

No inverno, regule o termostato do equipamento na menor potência, pois, nesse período, a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Saiba que não se deve pendurar roupas na parte traseira do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado.

Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira, nem forre prateleiras com toalhas, tábuas, plásticos etc., que prejudicam a circulação do ar frio. Siga rigorosamente as orientações fornecidas pelo fabricante do aparelho.


# Ferro de Passar:

Acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiramente as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor para serem desamassados. Antes de terminar o trabalho, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.


# Evite banhos demorados.

Limpe os orifícios de saída de água regularmente. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes. Faça isso com o aparelho desligado.


# Televisão:

Desligue a televisão quando ninguém está assistindo e não durma com a tevê ligada. Caso o aparelho disponha de "timer", programe-o adequadamente.


# Máquina de Lavar:

Utilize máquinas de lavar e secar em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das lavadoras, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.

# Torneira Elétrica

Evite ligar e desligar a torneira elétrica constantemente. Ensaboe todas as peças e só depois enxágüe.

 

 

7 - Revisar preços de seguros e tarifas do banco

 

Seguros e tarifas bancárias são custos fixos que têm grande impacto no orçamento mensal. Portanto, devem receber atenção especial quando o tema é enxugar gastos.

 

Para isso, basta pesquisar se outros bancos e seguradoras estão oferecendo preços menores pelos mesmos serviços. É recomendável realizar essa pesquisa periodicamente.

 

No caso de tarifas cobradas pelo cartão de crédito, apenas um telefonema para o banco pode fazer com que as taxas sejam negociadas ou até extintas. Quem usa muito os serviços costuma ter mais poder para barganhar custos menores.

 

 

8 - Vestuário:
 

A maioria das pessoas compra roupas sem a devida necessidade. Compram por impulso, naquele momento, e quando chegam em casa muitas vezes se arrependem.

 

Reflita se vale realmente a pena:

- Comprar uma camiseta nova sendo que você possui 20 camisetas em casa?

- Comprar um sapato caro sendo que você já tem 15 pares de sapatos?

- comprar uma calça da moda sendo que você já tem 8 calças boas a serem usadas?

 

QUERER ESTAR NA MODA O TEMPO TODO CUSTA MUITO CARO. NO LONGO PRAZO, PODE CUSTAR A REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS

 

Não compre por impulso. Pesquise! O mesmo produto pode, por vezes, ser encontrado em diversas lojas por preços diferenciados. Cuidado com as promoções. Nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam.
 


9 - Mensalidades
 

Atente-se às cláusulas referentes às datas de vencimento dos pagamentos, assim como às penalidades previstas em contrato. Procure, se possível, adequar os vencimentos a datas posteriores a do recebimento do seu salário.

 
10 - Aluguel e condomínio:

 

Procure não comprometer mais do que 1/3 de seu orçamento com o aluguel e condomínio. Pague sempre em dias essas despesas, evitando juros e multas.

 

Às vezes é interessante procurar uma moradia próxima ao seu local de trabalho, pois assim você gasta muito menos com locomoção e transporte, e ganha muito tempo para realizar outras atividades, inclusive para trabalhar com algo que lhe proporcione uma renda extra.

 
VIVA MELHOR COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA. NOVOS HÁBITOS, NOVOS RESULTADOS.

 

Gustavo Soncini.png

GUSTAVO SONCINI é Administrador e Especialista em Educação Financeira. É Autor do Livro "Hábitos Financeiros Inteligentes"

 

 

22 Hábitos Financeiros para você aplicar no seu dia a dia e transformar a sua vida financeira!!!