Gustavo Soncini.png

10 ESTRATÉGIAS PARA CONTROLAR A EMOÇÃO NA HORA DA COMPRA

EMOÇÃO.jpg

Se você não consegue controlar as suas emoções, você não consegue controlar o seu dinheiro.

 

O ser humano é muito mais emocional do que racional. Milhares de pesquisas já comprovaram que a estrutura do nosso cérebro deixa o maior espaço para as emoções, restando pouco espaço para a razão. O grande problema que ocorre atualmente, e que a maioria das pessoas não sabem, é que 90% das nossas compras são motivadas pela emoção. Você talvez não perceba, mas constantemente você compra movido pelos seus sentimentos.

 

Muitas vezes a pessoa acredita estar com a vida financeira desorganizada e acha que precisa corrigir os números, olhando apenas para o seu orçamento, quando na verdade ela precisa realmente é cuidar do seu lado emocional, pois pode ser ele o grande culpado pela vida financeira desequilibrada e com dívidas.

 

 

A seguir, ensino a você diversas estratégias para que você consiga controlar melhor a emoção e evitar a compra por impulso. No momento que você estiver tentado a comprar algo que não seja necessário, tenha as seguintes atitudes:

 

1-Coloque sempre as coisas em uma balança de importância. O que é mais importante agora? Vale a pena comprar isso e deixar de lado outros objetivos? É mais importante comprar ou sair do endividamento e organizar a sua vida financeira? É mais importante comprar ou juntar dinheiro para fazer aquela viagem que você quer tanto fazer?

 

2-Deixe para o dia seguinte, você verá que o item não era tão necessário assim;

 

3-Não leve dinheiro em excesso ou cartão de crédito ao sair de casa se não tem a intenção de efetuar uma compra;

 

4-Faça a si mesmo as seguintes perguntas na hora da compra: Estou com meu estado emocional alterado? Eu realmente quero comprar isso ou estou sendo influenciado pelo vendedor? O que os outros pensam sobre mim está influenciando a minha compra? É realmente importante o que as outras pessoas pensam sobre mim ou meus objetivos são mais importantes?

​​​​​​​

5-Identifique qual emoção esta sentindo naquele momento da compra;

​​​​​​​

6-Ao pensar em comprar um determinado produto, lembre-se de quantos produtos semelhantes a este você já possui na sua casa: Exemplo: Uma saia, um sapato, uma camiseta, uma calça, um utensílio de cozinha, etc. Normalmente as pessoas compram coisas sendo que já possuem muitas semelhantes (e novas) em casa, ou seja, não precisam realmente comprar aquele item.

 

7-Interrompa o seu padrão negativo, ou seja, você simplesmente deve parar o que está fazendo por um ou dois minutos. Esta ação mudará o seu estado emocional para uma situação mais tranquila, fazendo você pensar antes de fazer algo errado.

 

8-Toda vez que você se sentir um pouco estressado, evite locais de comércio ou restaurantes caros.

 

9-Tenha uma lista de emoções positivas como recurso. Por exemplo, se você se sente ansioso em relação à determinada situação, você então escolherá uma emoção positiva para substituir a sensação de ansiedade. Exemplos de emoções positivas: confiança, coragem, determinação, inteligência, curiosidade, criatividade, calma, fé, paciência, ousadia e alegria.

 

10-Tenha sempre a certeza de que você consegue controlar suas emoções, diga a você mesmo: “Eu consigo controlar as minhas emoções”; “Eu decido eliminar sentimentos ruins e substituí-los por emoções positivas”; “Fatores externos e acontecimentos diversos não decidem por mim, eu tomo as minhas decisões de forma racional e consciente.”; “Não vou mais efetuar compras motivadas pelo meu estado emocional.”

 

Quanto mais exercitamos o controle emocional em nosso dia a dia, melhores são os nossos resultados em todas as áreas da nossa vida, principalmente na área financeira.

 

Reconheça que, quando você está emocionalmente alterado (medo ou excitação), você estará inclinado a agir de forma irracional. Respire fundo algumas vezes e avalie a precisão do seu raciocínio.

 

Não tome nenhuma decisão precipitada. Procure realizar uma atividade física, para aliviar a energia daquele estado emocional. Isso fará você ter mais clareza das ideias e acionar o seu lado racional para tomar melhores decisões.

Gustavo Soncini.png

GUSTAVO SONCINI é Administrador e Especialista em Educação Financeira. É Autor do Livro "Hábitos Financeiros Inteligentes"

 

 

22 Hábitos Financeiros para você aplicar no seu dia a dia e transformar a sua vida financeira!!!